24 de novembro de 2011

Encontro de Avaliação do Programa A União Faz a Vida/ 2011

 Musica: Em Busca da Fé- Chimarruts

Avaliação em Grupo

1- QUE BOM......
- Que bom que temos um bom envolvimento dos professores nos projetos;
 - Que bom que recebemos os kits do P. A União Faz a Vida para uma teoria inicial;
 - Que bom que a capacitação continua dos professores continua;
- Que bom que há motivação para um trabalho cooperativo;
 - Que bom que nossos parceiros participam dos nossos eventos e encontros;
- Que bom que houve oficinas no inicio do ano como um impulso inicial;
 - Que bom que continuou nossa aliança entre professores, funcionários e secretaria;
 - Que bom que são as culminâncias dos projetos institucionais
- Que bom que o projeto Ler faz Crescer ajudou a melhorar o gosto pela leitura nos nossos alunos;
 - Que bom que a 11ª Missa Crioula foi um sucesso, um trabalho cooperativo que trouxe principalmente a aproximação das famílias para escola;
 - Que bom que houve atividades na semana da cooperação;
 - Que bom continuar com a ULBRA;
- Que bom que voltou nossa parceria com a Cotrisoja;
 - Repetição é bom para o bom entendimento;
- Que bom trabalhar com nossos projetos institucionais e dentro metodologia de projetos;

      2- QUE PENA......
      -         Que pena que a ULBRA não participou da 11ª Missa Crioula;
-          Que nem todos despertaram para Metodologia de Projetos.
-          Que pena que a Metodologia de projetos ainda não esta completa pois ainda são poucos os registros;
-          Que pena que ainda não temos uma participação efetiva dos pais;
  
3- QUE TAL........
-         Que tal avaliar as ações, angustias da equipe constantemente;
-          Que tal trabalhar ainda a inter-relação nas escolas com equipe de trabalho;
-          Que tal um trabalho com as famílias dentro das relações humanas, formação escola x família;
-          Que tal melhor esclarecimento da aplicabilidade financeira nos projetos;
-          Que tal mais dinâmicas que agreguem aplicabilidade no dia-a-dia da sala de aula;
-          Que tal a construção  de comitê gestor com pais e alunos;
-          Que tal uma reprise de capacitação do comitê gestor ( um por semestre);
-          Que tal um outdoor do programa na entrada da cidade;
-          Que tal termos um material de divulgação do programa no município;
-          Que tal repetirmos encontros com pais e alunos acompanhados pela universidade; ( alunos de educação física já realizado pela prof. Sonia)
-         Que tal menos individualismo por parte de alguns professores (só eu faço certo);
-         Que tal grupo de gestores: avaliar as angustias dos envolvidos;
-          Que tal a ULBRA disponibilizar mais horas para os professores conforme a necessidades do município;
Como a palavra têm poder!

SOCIALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Profª Sonia Terezinha Nicolodi

7 de novembro de 2011

Lagoa dos Três Cantos, 1ª colocada no Brasil com o Projeto Cidade Digital

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social e Departamento de Ações Regionais publicaram a Portaria nº 4, de 7 de Novembro de 2011 tornando público o resultado final de propostas de projetos no âmbito do Programa "Fomento à Elaboração e à Implantação de Projetos de Inclusão Digital e Infraestrutura para Cidade Digital" recebidos de todo o Brasil.
Foram 45 propostas selecionadas no país, sendo que a região da AMAJA teve 5 municípios aprovados. Pelo ranking divulgado Lagoa dos Três Cantos ficou com o 1º lugar nacional, Ibirubá 8º, Colorado 9º, Victor Graeff 11º e Tapera 19º. Estes municípios serão oficiados para apresentarem a documentação necessária à formalização do instrumento de repasse ou efetuarem a adequação à proposta.
Conforme o Chefe de Gabinete três-cantense Edio Schrader a notícia é um incentivo à continuidade dos projetos que estão sendo trabalhados. "A região está sendo contemplada com projetos inovadores e isso fará a diferença econômica num futuro bem próximo", afirmou.
O Prefeito Ernor Weber comemorou a notícia revelando que Lagoa dos Três Cantos está se tornando um verdadeiro laboratório de tecnologia, "a parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal vai nos tornar a Capital Nacional do Teletrabalho", observou. 

25 de outubro de 2011

Culminância de Projetos presenteia alunos com dia de lazer e cultura.

O desenvolvimento de projetos na área educacional de Lagoa dos Três Cantos tem envolvido de diversas maneiras os estudantes, sempre buscando despertá-los para os estudos e a leitura. Um dos exemplos é o Projeto Ler Faz Crescer, em parceria com o Programa A União Faz a Vida, que desenvolve nas crianças a leitura e interpretação com atividades direcionadas, como a contação de histórias.
Na última terça-feira, como culminância deste trabalho, aconteceu no ginásio Multiesportivo um dia de recreação e integração entre os estudantes da rede municipal, pela manhã, e a tarde também para os alunos das séries iniciais, até o 4º ano da Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier.
Os alunos aproveitaram alguns brinquedos infláveis e a cama elástica que foram oportunizados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Desporto e Lazer. Junto com os brinquedos, esteve presente no evento o Projeto Leitura nas Estradas com a Carreta Educar com grande acervo de livros para comercialização na comunidade.

 TEVE TAMBÉM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS COM A CARRETA EDUCAR:


30 de setembro de 2011

Programa A União Faz a Vida realiza 3º Seminário Regional em Soledade

3º Seminário Regional do Programa A União faz a Vida, realizado em Soledade na sexta-feira, dia 30 de setembro, lotou as dependências do CTG Marciano Brum.
Reunindo educadores de 11 municípios, o evento teve início às 09:00h com a abertura oficial e apresentação do Coral de Fontoura Xavier, que entoou canções populares.
Na sequência foi realizada a primeira palestra, que teve como orador o motivador Flávio Brum, que abordou o tema “Profissão educador: desafios, habilidades e atitudes para o sucesso”. Além de ser graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Empresarial, Flávio aborda em suas palestras temas como método de vendas, atendimento ao cliente, empreendedorismo, cooperativismo e qualidade na educação, sempre aplicando técnicas motivacionais.
À tarde, os participantes acompanharam a palestra com Jorge Trevisol, cujo tema “Educação: um caminho a partir da interioridade” tratou sobre os aspectos intrínsecos na atividade educacional. Jorge Trevisol possui graduação em Filosofia, Teologia e Mestrado em Psicologia, sendo Doutor em Educação, além de escritor e músico.
O Programa A União faz a Vida tem como objetivo trabalhar os princípios de cooperação e cidadania através de práticas educativas nas escolas, trabalhando também para a compreensão da organização econômica e social no ideal do cooperativismo. O evento reuniu um expressivo público, composto por educadores dos municípios de Soledade, Alto Alegre, Colorado, Espumoso, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Lagoa dos Três Cantos, Mormaço, Quinze de Novembro, Selbach e Tapera.

10 de setembro de 2011

11ª Missa Crioula 2011

Jornal do Almoço (Passo Fundo) - Segunda-feira, 12/09/2011

Veja o vídeo  http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=208812&channel=45 

Dia 10 de setembro foi reservado para a 11ª Missa Crioula em Linha Glória, Lagoa dos Três Cantos dentro do Programa A União Faz a Vida. Um grande número de populares se juntaram às autoridades do município, professores, alunos e pais em um momento de fé e comunhão.
O evento começou às 9h com a recepção aos convidados, 10h30min Missa Crioula celebrada pelo Padre Valcir Rizardi que veio de Ciríaco especialmente para o evento, ao meio dia foi servido o almoço, cujo cardápio era Carreteiro e a tarde apresentações artísticas dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, EMEI Rainha, Categoria Mirim do Grupo Folclórico Cultivo do Passado e invernadas dos CTGs Guido Mombelli de Tapera e Galdino Marques de Victor Graeff.

Apresentações artísticas dentro do “Projeto Dança-Escola” Dialogando com o corpo, a arte e a educação dentro do Programa  A UNIÃO FAZ A VIDA
 A equipe de colaboradores na celebração da missa tradicionalmente é formada pelo Patrão do CTG Guido Mombelli Bibiano de Matos, Alcides Arnhold, Diretor três-cantense de Cultura, Regentes de Corais José Ilário Horn e Dolores Kuhnn, entre outros que emprestam seus talentos para a realização a contento da missa no linguajar gaúcho, como é a proposta do evento.

O evento, promovido pelo CPM, professores e alunos, faz parte do Programa "A União Faz a Vida" desenvolvido pelo Sicredi em parceria com a Prefeitura e Cotrijal e Cotrisoja. 

28 de agosto de 2011

Programa “A União Faz a Vida” desenvolve projeto Ler Faz Crescer

 Secretaria de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer de Lagoa dos Três Cantos desenvolve em parceria com o Programa "A União Faz a Vida". O Projetos em desenvolvimento é o Ler Faz Crescer que realiza atividades de contação de histórias envolvendo os alunos das Escolas Municipais.
Segundo os orientadores da programação, as atividades visam desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, cujos resultados são positivos, dada a boa procura por livros pelos estudantes e adultos de todas as idades na Biblioteca Pública do Município.  

17 de agosto de 2011

LAGOA DOS TRÊS CANTOS
ASSESSORIA
ESCOLAS
17.08.2011

Profª Sonia Terezinha Nicolodi


Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina
&
Escola Municipal de Educação Infantil Rainha

Conquistas:
  • Elogio dos pais frente ao nosso trabalho;
  • Credibilidade no nosso currículo;
  •  Mostrar/ divulgar o nosso trabalho;
  •  Trabalho em equipe/ parceria/ união/ cooperação;
  •  Participação dos pais em pesquisas e temas de casa dos seus filhos;
  •  Participação dos pais e avos nas oficinas;
  •  Resultado: “A União Faz a Vida” os alunos conhecem!?
  •  Envolver os atores sociais;
  •  Apresentação de trabalhos família/ dia dos pais;
  •  Assimilação da cooperação x trabalho em equipe;
  •  Trabalhar inter -relações com colegas de trabalho;
  •  Trabalhar: Pertencimento; Comprometimento; Reconhecimento...(currículo);
  •  Troca de experiências; Metodologia de projetos é um acréscimo que já acontece dentro do projeto institucional; ele parte do aluno;

 Necessidades:
  •  Registro;
  • Continuar trabalhando conceitos básicos sobre o programa Cooperação x cidadania. “Pertencimento; Comprometimento; Reconhecimento”;
  •  Envolver os pais no trabalho;
  •  Um encontro direto com os alunos em Lagoa em troca do encontro de líderes que não acontece aqui;
ENCAMINHAMENTOS PRÁTICOS

  •  ULBRA participar na Missa Crioula dia 10 de setembro;

  •  Ver o lado bom de eu ser professor; aproveitar os espaços; Continuar no ambiente escolar, a “cultura do elogio”;
  •  Continuar com encontros informais;
  • Coordenadora pedagógica continuar acompanhando os planejamentos, com relevância na sua postura cooperativa, para dar credibilidade ao grupo;
  •  Continuar a divulgação do programa no município;

REGISTRO DE PROJETOS

• Data de início:
• Término:
• Série:
• Professor(es):
• Projeto:
• Motivo da escolha do Tema
• Planejamento cooperativo da turma
• Dinâmica dos relatórios: (saídas, entrevistas, filmes...)
• Objetivos definidos pela professora
• Tarefas/atividades propostas pela professora
• Avaliação (parecer descritivo)
• Bibliografia utilizada
• Outras observações

11 de agosto de 2011

Contação de histórias na Biblioteca dentro do Projeto Ler Faz Crescer.

Contação de histórias na Biblioteca da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina dentro do Projeto Ler Faz Crescer.

22 de julho de 2011

Programa de Formação Continuada dos profissionais da educação de Lagoa dos Três Cantos

Nos dias 21 e 22 de julho realizou-se a seqüência de trabalhos do Programa de Formação Continuada dos profissionais da educação de Lagoa dos Três Cantos com oficinas pedagógicas ministradas por professores da Base 10 de Porto Alegre. As oficinas foram aplicadas tanto para os professores da rede municipal, como os da rede estadual, envolvendo todos os profissionais do ensino. Foram elas:
* Oficina de Linguagem - Abordando as múltiplas linguagens e educando os sentidos (a alfabetização pelos sentidos)
* Oficina de Literatura Infantil - Trabalhando com lendas, parlendas, adivinhas, contos de fadas, fábulas e parábolas (diferenciação de atividades com leitura e escrita)
* Oficina de Blocos Lógicos - Com atividades visando facilitar ao professor o trabalho com blocos lógicos: atividades lúdicas de desenho, construção, classificação, seqüencia e seriação.
* Oficina de Matemática - A base de material dourado, a construção do número com o material dourado.







14 de julho de 2011

Exposição do Sesc na Biblioteca Pública Municipal

Na semana que passou, a Biblioteca Publica com o projeto “LER FAZ CRESCER” recebeu a história Alice no País das Maravilhas resumida em 15 banners com desenhos de alunos, com imagens relacionadas ao clássico da literatura inglesa. História do escritor Lewis Carroll que conta sobre uma menina chamada Alice que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico. As crianças que externaram sua interpretação sobre o conteúdo. Esse material integra um projeto do SESC que realiza parcerias com as Secretarias de Educação que estejam disponíveis e dispostas a receber esse tipo de trabalho.
    A Biblioteca Pública preparou um ambiente especial para a mostra dos banners, inserindo essa atividade no Projeto Ler Faz Crescer do Programa A União Faz a Vida. À entrada da Biblioteca, os visitantes recebiam um "ingresso para o cinema" após registrar sua presença. Em ato contínuo, os visitantes faziam a leitura dos banners. Concluída essa etapa, os visitantes entregavam o ingresso "à porta do cinema", recebendo um saquinho de pipoca. Em um telão foi realizada a apresentação do filme Alice no País das Maravilhas aos mais de 150 visitantes: alunos, professores, funcionários e comunidade.
    Esse trabalho da equipe da Biblioteca foi elogiado pelos promotores por causa das atividades acrescentadas ao projeto original.











Marca página!!!

3 de julho de 2011

Doação de Agasalho, iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade dentro Semana da Cooperação.


O frio está aí, coopere.

A turma do Jardim B da EMEI Rainha de Lagoa dos Três Cantos está desenvolvendo o Projeto: "As estações do ano", e aproveitando o frio intenso dos últimos dias, desencadeou a Semana da Cooperação.
Dentro desse tema, o grupo, orientado pela professora está realizando a campanha de doção de roupas para quem precisa. A campanha ainda está em execução e os alunos conclamam a comunidade para que colabore e faça a sua doação. O local das coletas é em frente da EMEI Rainha até o dia oito de julho. As doações arrecadadas serão levadas à uma entidade ou famílias necessitadas.
"03 de julho de 2011/ Dia do Cooperativismo"

1 de julho de 2011

Jogos cooperativos

Através de jogos cooperativos torna- se mais fácil criar um bom espírito de grupo.

Antes de começar a brincadeira com jogos cooperativos convém que as pessoas se conheçam mutuamente para criar um ambiente mais familiar.

No final dos jogos cooperativos deve haver um espaço para todos dialogarem sobre a experiência, fazendo o confronto entre estratégias competitivas e cooperativas. O que se ganha e o que se perde em cada uma delas?

AUTÓGRAFOS

Cada educando recebe uma folha de papel em que deverá ao sinal de comando do educador, conseguir o maior número de autógrafos de seus colegas, no tempo de 1 (um) minuto. Não vale autógrafo repetido. Após esse minuto,

O educador solicita que os educandos identifiquem os fatores que dificultam a realização do objetivo do jogo

(conseguir os autógrafos dos colegas). Depois desse debate, inicia o segundo tempo, dando mais 1 (um) minuto para que os educandos coletem os autógrafos, mas antes de iniciar o segundo tempo, solicita que todos parem para pensar juntos. No final, questiona sobre os fatores que facilitam o jogo. A comparação dos fatores, os que

dificultam e os que facilitam, mostrará que o grupo iniciou a tarefa em conflito e depois, utilizando a cooperação,conseguiu realizar a tarefa.

DANÇA DAS CADEIRAS

Colocar em círculo um número de cadeiras menor que a metade do número de participantes. Em seguida propor o objetivo comum: terminar o jogo com todos os participantes sentados nas cadeiras que sobrarem. Colocar música

para todos dançarem. Quando a música parar, TODOS devem sentar usando as cadeiras (e os colos uns dos outros). Em seguida o educador tira uma ou duas cadeiras (e assim sucessivamente). Ninguém sai do jogo e a dança continua até nova parada (e assim por diante). Os educandos vão percebendo que podem se liberar dos velhos, desnecessários e bloqueadores "padrões competitivos". Na medida que se desprendem dos antigos hábitos, passam a resgatar e fortalecer a expressão do "potencial cooperativo" de jogar e viver. O jogo prossegue até restar uma cadeira, ou mesmo sem cadeira (vai até onde o grupo desejar).

SEGUINDO O CHEFE

Divida a turma em grupos de cinco educandos, colocando - os sentados no chão. Cada grupo terá como tarefa desenhar um barco utilizando uma folha de papel e um lápis, sendo que cada educando só poderá fazer uma ação de cada vez, passando em seguida o lápis para outro participante (exemplo: faz um traço, para e a próxima ação é

de outro educando). Os educandos terão também de obedecer as seguintes características individuais:

· Educando 1 - é cego e só tem o braço direito;

· Educando 2 - é cego e só tem o braço esquerdo;

· Educando 3 - é cego e surdo;

· Educando 4 - é cego e mudo;

· Educando 5 - não tem os braços.

A tarefa de desenhar o barco deve ser feita em cinco minutos. Após, o educador deve debater as dificuldades encontradas, os desafios superados e as formas de cooperação colocadas em prática.

PULO GIGANTE

Dois jogadores têm de trazer duas cadeiras até uma linha de meta, que dista vários metros do ponto de partida, sem que coloquem nem as mãos nem os pés no chão. Uma hipótese de resolver a situação é saltitar ruidosamente cada um deles em sua cadeira. Outra é encontrarem uma estratégia cooperativa, deslocando-se sobre as cadeiras (avançam uma cadeira, passam os dois para cima desta, etc. ). O jogo pode ser repetido aumentando o número de jogadores e de cadeiras.

ILHA DESERTA

Os participantes formam uma roda, pondo-se de pé em cima de cadeiras ou bancos. Estes representam ilhas desertas no meio do oceano. Informam-se os jogadores que o objetivo é disporem-se segundo a ordem alfabética dos seus primeiros nomes, a partir de um ponto da roda. No entanto a deslocação de uma ilha para a outra tem uma

regra: aquele oceano tem tubarões e outros animais marinhos perigosos, pelo que ninguém deve tocar no chão.

30 de junho de 2011

O jogo cooperativo serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta comum.

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios, experiências cooperativas.”
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.

Projeto de leitura LER FAZ CRESCER - Maternal “A e B” Escola Educação Infantil Rainha


Programa União Faz a Vida dentro da Biblioteca Publica Municipal e desenvolve o projeto de leitura LER FAZ CRESCER, com proposta também do LETRAMENTO considerando os conhecimentos trazidos de casa e respeitando o momento de cada educando. 
No trabalho utilizamos gêneros textuais que fazem parte do universo das crianças: literatura infantil, gibis, cantigas. 
É importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias em situações diversas de conto e leitura. Nos professores somos os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

Hoje recebemos os alunos do Maternal “A e B” da Escola Municipal de Educação Infantil Rainha onde participaram da hora do conto, tema trabalhado foi dentro da Semana da Cooperação.







24 de junho de 2011

O Conselho Municipal de Educação de Lagoa dos Três Cantos

O Conselho Municipal de Educação - CME - de Lagoa dos Três Cantos com os diversos segmentos da comunidade nele representados, é fundamental para a autonomia do sistema municipal e está atuando em parceria com a gestão municipal para a melhoria da qualidade do ensino.

23 de junho de 2011

Visite o Blog da Escola Municipal de educação Infantil Rainha


Este Blog apresenta notícias e informações sobre o que acontece na Escola Municipal de Educação Infantil Rainha de Lagoa dos Três Cantos, sendo um meio de comunicação rápido e prático para uso de pais, alunos, funcionários e professores.

15 de junho de 2011

Oficina de MDF na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina

Envolvimento da comunidade de aprendizagem
















Dentro do Programa A União Faz a Vida, acontecerá uma oficina de MDF com os alunos e o envolvimento das famílias. Nestas oficinas serão confeccionadas as lembranças para ao 11ª Edição da Missa Crioula que acontecerá no dia 10 de setembro.


Participação do pais