Alunos da Escola M. Ens. Fund. Dona Leopoldina apresentando teatro sobre o Projeto Educação Financeira. |
Projeto Educação Financeira
Vivemos em uma sociedade que estimula e incentiva o consumismo, em que o valor das pessoas está relacionado ao “Ter” e não ao “Ser”. Como conseqüência dessa realidade, vivenciamos, entre outras coisas, a desumanização, a ausência de valores, a desestruturação familiar.
Diante dessa realidade o programa de educação cooperativa “A União Faz a Vida”, propõem um projeto de Educação Financeira, fundamentado na prática da cooperação, que pretende criar condições para que as pessoas aprendam a organizar-se financeiramente no contexto familiar e social.
Em Lagoa dos Três Cantos, o programa é desenvolvido desde de 1998 Centrado no desenvolvimento dos conceitos de cidadania, o programa busca aprimorar as relações entre as populações, ampliando a divulgação dos princípios cooperativistas e construindo de forma sólida e abrangente um novo conceito de cidadania e, através deste, desenvolver a qualidade de vida das pessoas.
A Educação Financeira nos países desenvolvidos, tradicionalmente, cabe às famílias. Às escolas fica reservada a função de reforçar a formação que o aluno adquire em casa.
No Brasil, infelizmente, a Educação Financeira não é parte do universo educacional familiar. Tampouco escolar. Assim, a criança não aprende a lidar com as finanças nem em casa, nem na escola. As conseqüências deste fato são determinantes para uma vida de oscilações econômicas, com graves repercussões tanto na vida do cidadão, quanto na do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário